Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

TRAVESSIA A NADO RIO GRANDE/SÃO JOSÉ DO NORTE É CANCELADA.

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Cultura (SeCult) informa que está cancelada a edição de 2021 da Travessia a Nado entre Rio Grande e São José do Norte. A situação foi definida na última sexta-feira (29), durante reunião entre representantes do município e da entidade promotora da atividade, realizada na sede da SeCult. O evento estava marcado para o dia 21 de fevereiro, mas foi cancelado devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19. 

O encontro contou com a presença do secretário interino de Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz; do superintendente de Esporte e Lazer, Deivid Pereira; do Presidente da Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg), Roger Lopes; e do gerente do Sesc Rio Grande, André Miki.

A Travessia a Nado é um evento esportivo tradicional, realizado todos os anos, e está incluso nos calendários oficiais dos dois municípios. Atletas de alto nível de diversas partes do país e do exterior costumam participar da prova, que possui alto teor de dificuldade. Com o cancelamento, a 40ª edição da Travessia deverá ser realizada em fevereiro de 2022.

Cabe destacar que essa travessia é a mais antiga prova do circuito de águas abertas do pais. É uma prova disputada em linha reta entre São José do Norte e Rio Grande, com largada no Pier de São José do Norte, e tem uma distância de 3.561 metros. É uma distância considerada media, mas que impõe uma série de dificuldades aos nadadores em função dos ventos e das correntes que agem influenciando as condições diárias do canal.

A primeira edição da prova se deu em 1923, tendo como ganhador o atleta Tibúrcio de Barros Brígido, representando o Clube de Regatas Rio Grande. Atualmente o recorde da Travessia pertence ao nadador Alexandre Finco, do Grêmio Nautico União de Porto Alegre, com 36’14″38. A atual campeã feminina é a nadadora Daniela Ongaratto – Grêmio Náutico União, com o tempo de  49’25″46. Ambas as marcas foram assinaladas na 39ª edição da competição em 2019.

Com informações da SeCult

Nenhum comentário:

Postar um comentário