Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

TRANSITO - ÓTIMA SUGESTÃO



Ai está uma ótima idéia. Bem que a PRE poderia colocar uma faixa dessas a cada quilômetro na ERS/734, entre o trevo da BR/392 e o Cassino, para conscientizar os motoristas mal formados, mal acabados, mal informados, inseguros ou com pouca prática, para que eles soubessem de uma vez por todas que a faixa da esquerda é para ultrapassagem e que o certo é se conduzir sempre pela faixa da direita deixando a outra livre para quem quer andar mais rápido. Tenho dito reiteradas vezes que essa falta de informação é que contribui para a lentidão do transito, acidentes e desavenças. Por aqui, sinceramente, já cheguei a triste conclusão que a maioria dos condutores não está preparada para dirigir em pista duplicada. Inclusive, muitos acidentes fatais até, já aconteceram na BR 392 depois da duplicação da rodovia entre Rio Grande e Pelotas. Por isso que reforço a idéia, se a sinalização normal a margem da rodovia não é suficiente para esclarecer e orientar os motoristas, então que se coloque faixas como essa no canteiro central com o objetivo de chamar a atenção de todo roda-presa e tranca rua que por imperícia, negligência ou pouca prática acaba por ser responsável pela lentidão diária do nosso transito. Me parece que o grande problema mesmo é que hoje em dia ficou muito fácil comprar um carro e tirar uma CNH. No entanto, penso que, o fato de ter CNH não significa que o indivíduo está preparado para se conduzir no transito, assim como, nem todo mundo que tem carteira de motorista tem aptidão para tal.

sábado, 10 de agosto de 2013

CATAMARÃ

Por causa dessa embarcação o município de Guaiba passou a ocupar a quinta posição entre as cidades que mais recebem turistas no Estado. São mais de 5 mil por fim de semana, grande parte destes estimulados pelas viagens a partir de POA. Atualmente são duas embarcações que fazem a linha, e em um mês deve entrar em operação uma terceira embarcação entre Guaiba e o Barra ShopingSul. A informação está na ZH deste sábado, página 20. Enquanto isso continuamos amargando por aqui a lentidão e as precárias condições da travessia Rio Grande X São José do Norte. Por que não são feitos os necessários investimentos aqui, já que o nosso movimento e necessidades são muito maiores do que lá? Ouvi dizer que a empresa responsável pelo serviço não investe mais porque a concessão aqui ainda seria em caráter provisório ou precário. Mas por que isso há tanto tempo? Por que não regulamentar isso e fazer as necessárias cobranças de melhoramentos? Outra pergunta: Os municípios do Rio Grande e São José do Norte não poderiam investir nessa área e estimular a concorrência instalando uma linha municipal com todas as modernidades necessárias? Há algo que impeça isso? Do ponto de vista econômico a arrecadação oriunda desse tipo de serviço me parece bastante atraente em virtude da grande demanda do mesmo, que só tende a aumentar com o crescimento e desenvolvimento da região estimulado pelos pesados investimentos da Indústria Naval.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

POLÊMICA


Vista aérea da Praça Tamandaré.

A Câmara de Vereadores discute se os animais do zoológico da Praça Tamandaré devem ou não permanecer no local. Todo o foco das discussões tanto dos que querem a remoção dos mesmos, como dos que defendem a sua permanência ali gira em torno da preocupação com a qualidade de vida dos bichinhos. Acho louvável toda essa preocupação dos nossos nobres "Edis", e sugiro que a mesma seja estendida aos cidadãos desta cidade, que como seres humanos pela lógica deveriam ter uma certa prioridade. Enquanto a nossa Câmara se envolve com esse tipo de polêmica, piora a qualidade de vida do cidadão riograndino, que todo dia enfrenta um transito cada vez mais caótico, demorando cada vez mais para chegar em casa ou ao trabalho, enfrentando longas, demoradas e desconfortáveis filas para quase todo tipo de serviço que precise utilizar. Isso sem falar na grave situação da saúde e da segurança pública e da mobilidade urbana quase “imobilizada”. Sinceramente meus amigos: Se desenvolvimento e progresso se mede pela melhora da qualidade de vida das pessoas de uma comunidade, então devemos parar e fazer uma grande reflexão sobre o que realmente está acontecendo neste momento no Rio Grande.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CENTRO TUMULTUADO.

A quarta-feira foi particularmente tumultuada no centro da cidade, que estava literalmente entupido de veículos e pedestres. Uma verdadeira loucura. A maioria das ruas centrais congestionadas por um movimento monstruoso, peculiar dos primeiros dias do mês, época do recebimento do salário dos trabalhadores. Filas gigantescas para todos os lados, notadamente na frente das agências lotéricas. Por incrível que pareça não existe lugar reservado para estacionamento nem na frente das farmácias. Por falar em estacionamento, até na chamada Zona Azul, onde  é pago, dificilmente se encontrava uma vaga, mesmo depois das 18 horas. Cruel! Estressante, desgastante para todos. Onde está a qualidade de vida nisso tudo? E o desenvolvimento? Ou seria melhor chamar de inchaço? Decididamente nossa cidade não se preparou para tudo isso. E enquanto isso a Câmara de Vereadores discute se os animais do zoológico da Praça Tamandaré devem ou não permanecer no local. Todo o foco das discussões tanto dos que querem a remoção dos mesmos, como dos que defendem a sua permanência ali gira em torno da preocupação com a qualidade de vida dos bichinhos. Acho louvável toda essa preocupação dos nossos nobres "Edis", e sugiro que a mesma seja estendida aos cidadãos desta cidade, que como seres humanos pela lógica deveriam ter uma certa prioridade. Sinceramente!!! Assim fica realmente muito difícil.