Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2013

FESTA DO MAR

Pórtico de entrada da Festa do Mar.
Primeiro fim de semana da Festa do Mar foi bastante movimentado e concorrido. Milhares de pessoas visitaram os pavilhões do evento. Destaque para os passeios náuticos inclusive com direito a uma vista privilegiada das mega estruturas das Plataformas P58 e P63.
P-63
P-58

TRAVESSIA RIO GRANDE X SÃO JOSÉ DO NORTE.

TRAVESSIA Rio Grande X São José do Norte continua um problemão para quem precisa se utilizar desse tipo de transporte para trabalhar,estudar, etc... Poucas lanchas que transportam um número limitado de passageiros, lentas, desconfortáveis e velhas, determinando a formação de enormes filas em todos os horários. Uma cidade do porte de Rio Grande, menina dos olhos de Brasília e que recebe pesados investimentos do Governo Federal, não pode mais ficar refém de situações como essa, e outros tantos gargalos que travam o crescimento da região.

segunda-feira, 25 de março de 2013

INCÊNDIO

Um incêndio agora no comecinho da noite mobilizou o corpo de bombeiros em Rio Grande. Um sobrado que servia de alojamento para trabalhadores do Polo Naval, pegou fogo na Rua Alfredo Huch, quase esquina com o canalete da Salgado Filho,
bem próximo da Furg/centro. Dois caminhões dos bombeiros e uma ambulância, além de viaturas da BM compareceram ao local. As chamas foram debeladas rapidamente e ninguém ficou ferido. Moravam na casa aproximadamente 20 pessoas. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Hoje é o Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992. A data é anualmente destinada a discussão sobre os mais diversos temas relacionados ao assunto água, esse imprescindível bem natural. Apesar de 2/3 do Planeta ser formado por água, apenas 0,8% dela é potável, ou própria para o consumo, e grande parte dela está sendo degradada pela ação do homem. Em 22 de março de 1992 a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, com o objetivo de despertar a consciência ecológica das pessoas e dos governos para a questão tão importante e vital da água.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 
A UNESCO estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

terça-feira, 12 de março de 2013

FEIRA DO POLO NAVAL

Começa hoje as 14 horas a segunda edição da Feira do Polo Naval do Rio Grande. O evento tem lugar no Centro de Convenções Cidec-Sul, da Furg. Os organizadores trabalham com uma expectativa de público da ordem de 25 mil visitantes, bem mais do que o registrado na primeira edição da feira em 2012, quando 16.750 pessoas prestigiaram a Feira. Entre as novidades para este ano haverá uma sala de cinema exibindo em quatro sessões diárias, filmes antigos sobre o município, o Estado e até mesmo o País.
Segundo Jayme Ramis, da Comissão Organizadora, o principal objetivo é promover e integrar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, expondo oportunidades e desafios.
A Feira encerra na próxima sexta-feira dia 15, e este ano contará com mais de 200 expositores, com foco na cadeia produtiva naval, onshore e ofshore, integrando todos os seus elos, e com abrangência internacional.

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




A história do Dia Internacional da Mulher começa em 8 de março de 1857 na cidade norte americana de Nova Yorque, quando as operárias de uma fábrica de tecidos resolveram fazer uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Elas queriam uma menor jornada de trabalho (trabalhavam 16 horas por dia), salários equiparados com os dos homens, já que elas recebiam apenas um terço desse salário para fazer o mesmo trabalho. Elas também queriam condições mais dignas no ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com grande violência, e as mulheres trancadas dentro do prédio da fábrica, que foi incendiada queimando aproximadamente 130 tecelãs que morreram carbonizadas.
N o ano de 1910 em uma conferência na Dinamarca foi decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, homenageando aquelas que morreram durante a manifestação de 1857. A data, no entanto, só foi oficializada em 1975 por meio de um decreto da ONU.
A criação da data não visava apenas comemorar, mas também, discutir de forma mais ampla o papel da mulher na sociedade atual. Um dos principais objetivos é acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Ainda hoje, apesar de todos os avanços, elas ainda são discriminadas com baixos salários,violência masculina, jornada de trabalho excessiva e desvantagens na carreira profissional. Sabe-se que muitas conquistas foram feitas, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Para a mulher brasileira o marco na história foi o dia 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino. A partir desse momento elas podiam votar e ser votadas.
No dia de hoje diversas atividades são realizadas em todo o mundo para comemorar a passagem da data.
Em Rio Grande, as 9 horas da manhã no salão nobre da Prefeitura Municipal será lançado o calendário denominado Março Lilás, marcando a realização de inúmeros eventos ao longo deste mês, com ações visando alcançar além da população em geral, também as servidoras dos órgãos envolvidos e que também contribuíram para a confecção do referido calendário.
Na Câmara Municipal de Vereadores haverá sessão solene para assinalar a passagem do Dia Internacional da Mulher. O evento está marcado para as 19 horas, e na ocasião serão homenageadas mulheres que fazem ou fizeram história no Rio Grade.

sexta-feira, 1 de março de 2013

TRANSITO INFERNAL

INFERNAL: É assim que está o transito no centro da cidade neste momento. Acabei de chegar em casa, depois de 10 minutos para vir da Silva Paes até as proximidades da Valporto, no Bairro Navegantes. Algo em torno de 1 Km. E a tendência da coisa é piorar muito ainda. Por isso que tenho dito reiteradas vezes que o problema do transito é um grande abacaxi para ser descascado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Medidas precisam ser adotadas com a máxima urgência para minimizar a situação que caminha para a insustentabilidade a curtíssimo prazo. Acredito que ações simples como a implantação de corredores de ônibus em algumas ruas e a abertura do canalete da Major Carlos Pinto, já possam representar um impacto positivo para dar maior fluidez ao nosso transito. Na verdade a situação só seria resolvida mesmo com grandes obras viárias e que demandariam um custo financeiro bem significativo para o município.

GREVE DOS VIGILANTES.

Greve dos vigilantes nesta sexta-feira pode comprometer funcinamento das agências bancárias. Sindicato da categoria faz manifestação com caminhada pelo centro da cidade neste momento...

SEGURANÇA PÚBLICA EM RG.

A coisa está ficando cada vez mais complicada em termos de segurança pública em RG. Mais um estabelecimento comercial foi alvo dos assaltantes. A Loja Por Menos, na 24 de Maio, bem no centro da cidade foi contemplada pelos ladrões nesta madrugada. A poucos dias foi a vez da Relojoaria Oliveira, uma das casas mais tradicionais de Rio Grande e localizada a menos de meia quadra do calçadão. O assalto aconteceu durante o dia em pleno funcionamento da loja. Segurança, funcionários e clientes foram rendidos pelos criminosos. Levaram grande quantidade de jóias. O veículo utilizado pelos meliantes na fuga foi encontrado ontem à tarde em uma das ruas centrais da cidade, mas parece que a polícia ainda não tem pistas do paradeiro dos crimonosos. Rio Grande vem crescendo vertiginosamente com expressivo aumento de sua população. Será que as forças de segurança pública estão se adequando a esse crescimento? Nota-se que o policiamento fardado oxtensivo é muito pequeno nas ruas da cidade. Quase não se vê PMs e nem viaturas circulando, principalmente nos lugares de maior circulação de pessoas. Com a palavra nossas autoridades da área, governantes e lideranças...