Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




A história do Dia Internacional da Mulher começa em 8 de março de 1857 na cidade norte americana de Nova Yorque, quando as operárias de uma fábrica de tecidos resolveram fazer uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Elas queriam uma menor jornada de trabalho (trabalhavam 16 horas por dia), salários equiparados com os dos homens, já que elas recebiam apenas um terço desse salário para fazer o mesmo trabalho. Elas também queriam condições mais dignas no ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com grande violência, e as mulheres trancadas dentro do prédio da fábrica, que foi incendiada queimando aproximadamente 130 tecelãs que morreram carbonizadas.
N o ano de 1910 em uma conferência na Dinamarca foi decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, homenageando aquelas que morreram durante a manifestação de 1857. A data, no entanto, só foi oficializada em 1975 por meio de um decreto da ONU.
A criação da data não visava apenas comemorar, mas também, discutir de forma mais ampla o papel da mulher na sociedade atual. Um dos principais objetivos é acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Ainda hoje, apesar de todos os avanços, elas ainda são discriminadas com baixos salários,violência masculina, jornada de trabalho excessiva e desvantagens na carreira profissional. Sabe-se que muitas conquistas foram feitas, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Para a mulher brasileira o marco na história foi o dia 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino. A partir desse momento elas podiam votar e ser votadas.
No dia de hoje diversas atividades são realizadas em todo o mundo para comemorar a passagem da data.
Em Rio Grande, as 9 horas da manhã no salão nobre da Prefeitura Municipal será lançado o calendário denominado Março Lilás, marcando a realização de inúmeros eventos ao longo deste mês, com ações visando alcançar além da população em geral, também as servidoras dos órgãos envolvidos e que também contribuíram para a confecção do referido calendário.
Na Câmara Municipal de Vereadores haverá sessão solene para assinalar a passagem do Dia Internacional da Mulher. O evento está marcado para as 19 horas, e na ocasião serão homenageadas mulheres que fazem ou fizeram história no Rio Grade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário